Será que os nutricionistas podem divulgar fotos (ex: antes e depois)?

A resposta é SIM, mas requer alguns cuidados.

Até então era comum a publicação de fotos dos resultados alcançados pelos pacientes/clientes dos nutricionistas, mas com a aprovação do novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (Resolução nº 599/2018 do CFN) muita polêmica está circulando! Uma delas é a suposta proibição da divulgação de fotos com a imagem corporal dos resultados. Essa afirmação foi veiculada na grande mídia e vem causando preocupação aos profissionais de saúde que costumavam divulgar fotos dos resultados.

Vejamos a redação do artigo 58 do Código de Ética:

Art. 58. É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde.

§ 1º A divulgação em eventos científicos ou em publicações técnico-científicas é permitida, desde que autorizada previamente pelos indivíduos ou coletividades.

§ 2º No caso de divulgação de pesquisa científica o disposto no artigo 58 não se aplica.

O artigo é claro ao vedar (proibir) a divulgação de imagem corporal atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas e protocolos, pois cada organismo pode reagir de formas diferentes aos mesmos tratamentos. Essa preocupação do Conselho Federal de Nutrição também é importante para evitar propagandas abusivas ou promessas de resultados milagrosos, como forma de captar clientes para a aquisição de determinados produtos e/ou serviços.

Podemos concluir que os nutricionistas podem divulgar fotos demonstrando os resultados ou a satisfação dos clientes/pacientes, desde que observada a discrição e a ética à luz do artigo mencionado.

Vejamos o exemplo de uma descrição proibida nas fotos:
“Esse é o antes e depois do nosso cliente Mr. Fitness, que consumiu durante um mês o nosso shake nutricional da marca Fiqueforte”.

Agora o exemplo de uma descrição permitida nas fotos:
“Esse é o antes e depois do nosso cliente Mr. Fitness, que está muito feliz com o seu novo corpo”.

Guilherme Freitas
CONTATO

Compartilhar